A dependência de álcool é uma doença que convence aqueles que sofrem a omitir o problema e a não admitir que precisam de ajuda. Assim como, alguém que está lutando contra o vício aprende a esconder sua luta. De fato, eles frequentemente se tornam adeptos do autoengano. Esconder uma relação com o álcool permite que uma pessoa continue a beber, muitas vezes para aliviar a dor emocional que foi causada por traumas no passado. Logo, como você pode saber quando um ente querido está escondendo um problema com a bebida? Quando um tratamento para alcoolismo faz-se necessário?
Existem vários sinais de aviso para ajudar a detectar possíveis abusos de álcool. Embora muitos destes alertas sejam reconhecíveis, outros podem ser mais difíceis de identificar. Além disso, a gravidade do abuso de álcool pode influenciar diretamente nos sinais de aviso que uma pessoa exibe. Por exemplo, algumas pessoas tentam encobrir seu abuso de álcool bebendo em privado e isolando-se dos outros. Isso torna difícil para os membros da família ou amigos identificarem, intervirem e ajudarem a pessoa amada.
O abuso leve de álcool pode ser facilmente ignorado. No entanto, o que pode parecer um problema menor pode se tornar perigoso ao longo do tempo. Esses primeiros sinais de aviso não devem ser ignorados… Não é necessário aguardar que a doença progrida até atingir níveis mais críticos! Buscar o tratamento mais cedo ou mais tarde permitirá que você volte para as coisas que mais gosta na vida.
Se não for tratado, o indivíduo que abuse do uso de álcool pode rapidamente perder o controle. Quando tal consumo começa a afetar negativamente a vida de uma pessoa, causando danos físicos, mentais, emocionais e/ou espirituais, ela é diagnosticada como alcoólatra, transtorno decorrente do uso e abuso de álcool. Reconhecer os sinais de alerta e obter o tratamento adequado pode fazer uma diferença significativa no processo de recuperação de alguém.
Devemos sempre manter-nos alerta aos sintomas e aos prejuízos decorrentes do abuso. Tais consequências sempre podem desencadear outras.
· Apagões temporários ou perda de memória de curto prazo;
· Sinais de irritabilidade e alterações extremas de humor;
· Desculpas para beber, como relaxar, lidar com o estresse ou sentir-se normal;
· Eleger o consumo frente a outras responsabilidades e obrigações;
· Isolamento social e familiar;
· Beber sozinho ou em sigilo;
· Sentir-se de ressaca mesmo quando não está bebendo;
· Mudar a aparência e o grupo de conhecidos com quem o indivíduo interage;
Não importa o quão pequeno possa parecer um problema de bebida, os sintomas de abuso de álcool não devem ser ignorados. Se você ou um ente querido está lutando contra o alcoolismo, estamos aqui para ajudar.
“O segredo da felicidade está em ter uma mente que pode vagar livremente por todos os caminhos da vida.”
Sócrates